quinta-feira, 25 de julho de 2013

ATIVIDADE FÍSICA NA 3ª IDADE - EMAGRECER MAIS RAPIDO

ATIVIDADE FISICA NUNCA E TARDEA prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para melhorar a força física do idoso, mas também é um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente. Participar na vida comunitária e continuar a ter projetos são fatores essenciais para viver com qualidade. "O idoso que frequenta grupos de atividade física interage com outras pessoas em condições e características comuns com as suas, sentindo-se melhor aceite pela sociedade"As aulas de educação física, as caminhadas ou a hidroginástica são as mais recomendadas para quem já passou dos 65 anos. São diversos os motivos que levam os idosos a frequentarem estas atividades: o exercício diário promove a saúde mental, contribui para reduzir a ansiedade, a insônia e a depressão, e ajuda a controlar o stress. É fundamental que o idoso aprenda a lidar com as transformações do seu corpo e tire proveito de sua condição, prevenindo e mantendo a sua autonomia plena. Segundo os médicos, os exercícios adequados e regulares ajudam a manter o peso ideal, regulam as funções cardiorrespiratórias, fortalecem os músculos e dão mais equilíbrio ao corpo. Além disso, proporcionam uma melhor fluidez sanguínea e um aumento de capacidade de oxigenação em todo o organismo, reduzem o colesterol, que obstruí as artérias, e elevam o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas.
Porque deve o idoso praticar exercício?                           

Com o avanço da medicina no controlo de doenças e patologias, a longevidade das pessoas teve um aumento considerável. No entanto, para que o idoso possa desfrutar de uma vida saudável é necessário que tenha independência. Encontramos no exercício e nas atividades físicas as condições adequadas para a melhoria da capacidade cardiovascular e manutenção da força. Melhor dizendo, é através dos jogos e exercícios que o idoso participa de um rico processo social de convivência que mantêm suas boas condições físicas para melhor aproveitar a vida.


Como reagem os idosos ao exercício?




Sempre que respeitados nas suas condições e limites, reagem de uma forma muito positiva e participativa. Gostam de desafios que possam ser superados, mostram muita vontade e interesse, são muito gratos pela atenção e acabam por se tornar amigos dos seus professores. Estes laços diminuem a ansiedade e aumentam muito a sua autoestima.


Quais as vantagens de se praticar hidroginástica?


A hidroginástica para a terceira idade explora os benefícios que a água oferece em relação à redução do peso corporal, a recuperação mais rápida do esforço, e a resistência proporcional à força aplicada. Torna-se, assim, uma atividade de intensidade moderada, bastante recomendada para a melhoria da condição cardiovascular, com a redução do impacto e das possibilidades de lesão.Na hidroginástica trabalha-se de forma global, com ênfase na tonificação muscular geral e manutenção da postura. O maior benefício está na melhoria da condição cardiovascular. Podemos utilizar outros recursos da água em busca de resultados como reabilitação, relaxamento, redução da tensão e também da dor. Os trabalhos de alongamento também são favorecidos no meio líquido, onde algumas posições impossíveis de serem realizadas fora da água podem ser feitas na piscina.




A caminhada é de extrema importância, pois, entre outras vantagens, é uma atividade prática, de movimentos naturais e que não requer habilidade específica nem aprendizagem, podendo ser realizada facilmente em vários locais. A caminhada de baixa intensidade com longa duração possibilita uma melhoria rápida nas condições cardiovasculares, com a redução do impacto e, assim, minimiza a possibilidade de lesões.


                       continue acessando aqui!

0 comentários:

Postar um comentário